sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Sessão de prevenção sobre Burlas e Furtos

Inserido nas atividades da instituição, na sessão de domínio livre, do mês de novembro, contámos com a presença da GNR. Teve início com uma sessão de esclarecimentos relativamente aos roubos, furtos e burlas, bem como conselhos para a promoção da segurança das pessoas idosas. No final, houve ainda um debate de como agir neste tipo de situações, o modo de apresentação dos burlões e relatos de episódios reais.


São Martinho

O Centro Social comemorou o dia de São Martinho com o convívio e dinamização de várias atividades, entre gerações. Inicialmente, os idosos cantaram uma música alusiva ao dia e de seguida, houve uma peça de teatro relacionada com a lenda.

Fomos ainda presenteados com a surpresa das crianças que integram o prolongamento da freguesa de Santiago, que trouxeram músicas e danças preparadas. Terminámos o dia com um saboroso lanchinho e umas deliciosas castanhas, ao som do guitarrista Rui Santos e o acordeonista Euclides.

Todos os Santos


Pela época dos Santos, o Centro Social tem um trabalho muito ativo com a iniciativa da venda das merendeiras com o objetivo de angariar fundos para a instituição. Como não poderia deixar de ser, este ano mantemos a tradição e dedicámos o dia 30 e 31 de outubro à confeção de merendeiras, mais uma vez esta iniciativa teve um impacto muito positivo junto da população.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Passeio ao Agroal


Os utentes do Centro Social realizaram um passeio no dia 10 de Outubro ao Agroal.
Foram conhecer a praia, que há muito não visitavam e que estava agora transformada e diferente.
Passaram um dia muito agradável, puderam almoçar no parque de merendeiras, depois de almoço ainda foram molhar os pés, tirar umas fotografias para mais tarde recordar e assim se proporcionou um bom momento.





Os Dias da Vida Maior


No mês de Outubro, o Município de Ansião promoveu Os Dias da Vida Maior com uma semana repleta de atividades destinadas apos seniores do Concelho.
Dentro do programa, o município proporcionou aos idosos dias com magia, passeio, teatro e o encontro sénior.
No dia 27, o Centro Social recebeu nas suas instalações o mágico Telmo Melo. No dia 1 de Outubro realizou-se o Encontro de Idosos, na Zona Industrial do Camporês.
Uma tarde de convívio como forma de homenagear todos aqueles que connosco partilham a sua Vida Maior.




XIV Encontro de Idosos do Pinhal Interior Norte do Distrito de Leiria


O XIV Encontro de Idosos do Pinhal Interior Norte do Distrito de Leiria, organizado desta vez pela Santa Casa da Misericórdia do Alvorge e da Associação Social Cultural e Recreativa de Almoster, aconteceu no dia 18 de Setembro no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere. O tema do encontro foi “As profissões de antigamente”, os utentes do Centro Social recriaram o sapateiro, o barbeiro, a costureira, a bordadeira e a aguadeira. Foi uma experiência teatral muito boa para todos, em que os idosos se divertiram a encenar.

Passeio anual ao Porto


O Centro Social Paroquial de São Tiago da Guarda, organizou mais um passeio anual com a colaboração do Município de Ansião que apoiou com o transporte. Esta atividade concretizou-se no dia 6 de Setembro com destino ao Porto, com os utentes, a direção e os colaboradores da instituição. A manhã foi preenchida com a visita ao Mosteiro da Serra do Pilar que tem uma vista deslumbrante para o Rio Douro, para Gaia e para o Porto. O almoço aconteceu no Monte da Virgem, na parte da tarde fomos ao Museu Militar do Porto. Um passeio muito agradável e enriquecedor para todos.



Gincana de jogos de cooperação


No dia 31 de julho, concretizou-se uma gincana de jogos de cooperação entre os idosos do Centro Social e as crianças do ATL do CAAS, nesta época em que as crianças estão de férias, aproveitamos a oportunidade de ter a companhia das crianças.






Ginástica ao ar livre com idosos e crianças

A prática regular de atividade física previne e reverte vários problemas de saúde, com avançar da idade é cada vez mais importante incentivar esta prática, por isso no dia 30 de Julho, os idosos juntamente com um grupo de crianças do prolongamento de Santiago participaram numa sessão de ginástica ao ar-livre, no parque verde de Santiago da Guarda com a colaboração do Ricardo Anginho, responsável por dinamizar esta sessão. Esta dinâmica despertou para o convívio, a socialização, ver pessoas da comunidade, demonstrar um pouco das atividades que se fazem na instituição.




Terapia Assistida pela Julieta


No dia 27 de julho, tivemos a oportunidade de ter no Centro Social, uma sessão de Terapia Assistida por Animais, com a Terapeuta Ocupacional – Sara Batista que desafiou os idosos a conhecerem a Julieta, uma cadela que está a ser treinada para cooperar nas várias atividades com a finalidade de ajudar os vários grupos de intervenção.

Esta é uma atividade facilitadora em tratamentos psicológicos e físicos e através de exercícios de estimulação cognitiva e da memória com a cadela os idosos puderam participar em várias dinâmicas para ver as habilidades deste animal e ao mesmo tempo despertar os idosos para reações que precisam de ser trabalhadas.

Foi uma atividade experimental mas com sentido de continuidade, pois estimula vários sentidos que os idosos começam a perder ao longo do tempo e com o avançar da idade/demência.





Comemoração do Dia dos Avós

O Dia dos Avós, comemorou-se no dia 26 de julho com mais uma atividade intergeracional, com as crianças do prolongamento de Santiago. Neste encontro recordou-se uma tradição antiga, como forma de ensinar as crianças a lavar a roupa antigamente. Esta iniciativa foi muito enriquecedora para todos, os idosos gostam de ensinar e lembrar laboras de outros tempos e as crianças têm gosto e motivação para aprender tarefas que nunca fizeram.





sexta-feira, 29 de junho de 2018

Comemoração das marchas dos Santos Populares

Como manda a tradição, o Centro comemorou mais um ano as Marchas dos Santos Populares, desta feita no dia 22 de Junho em alusão ao S.João. Foi uma festa com espírito de alegria e boa disposição. Agradecemos a presença de todos, especialmente a todos os utentes de CD e SAD, utentes convidados da Fundação D.Fernanda Marques, crianças do Prolongamento do Palco dos Sentidos, Sr.Euclides que colaborou com animação musical da festa, as membros da Direção e todos os que contribuíram para enriquecer este dia.





Almoço intergeracional

No âmbito do projeto intergeracional "Mãos da Terra", reunimos as instituições e parceiros num almoço entre gerações. Nesta atividade participaram as crianças da creche do CAAS, do Centro Escolar de Santiago da Guarda, os utentes do Centro Social Paroquial de São Tiago da Guarda e do Lar Casa da Várzea e a Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, um parceiro essencial para a concretização deste projeto.
O almoço terminou com uma canção alusiva à horta, que todos cantaram com muito entusiasmo: "Horta das gerações, pertence a todos nós, aquece os corações dos meninos, pais e avós (...) Avós ensinam aos netos, o que têm na memória, mantém-se o saber popular, continua a nossa história".




Comemoração do 25 de Abril

Em comemoração ao Dia da Liberdade, no dia 26 de Abril um grupo de idosos do Centro Dia saiu para a rua (no dia de feira mensal) para distribuir cravos pelas pessoas que encontravam como símbolo e recordação deste dia, um acontecimento que marcou Portugal a partir deste dia 25 de Abril de 1974. Esta atividade tem como objetivo recordar este acontecimento passado, bem como respeitar outros valores nomeadamente o respeito, a tolerância.
É mais um momento em que os idosos saem para a rua e transmitem visibilidade da instituição, mostram atividades que dinamizam, é um momento de socialização, convívio e de valorizar o sentido de liberdade.





Via-sacra

No dia 16 de Março realizou-se a via-sacra na Igreja Matriz de Santiago da Guarda com a colaboração do Centro Dia do Cento Social juntamente com os idosos do Lar-Casa da Várzea. Esta atividade contribui para enaltecer a devoção das pessoas pela fé, religião e santidade, de forma a exercitar os sentimentos de gratidão e amor para Jesus.

"Conta-me como era..."

No dia  14 de Março realizou-se no Centro Social mais uma sessão do projeto “Conta-me14 como era” com a colaboração da Biblioteca Municipal de Ansião.




Almoço dos afetos

O almoço dos afetos aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2018, já é a 3ª edição desta iniciativa que pretende aproximar os utentes da equipa que trabalha na instituição, elementos da direção, voluntários e amigos da instituição.
O almoço consiste em celebrar a temática do amor e dos afetos tão presente neste mês de fevereiro, juntando todas estas pessoas à mesa para um almoço diferente do habitual através deste momento de convívio, confraternização, demonstração de afetos e trabalhando na ajuda e apoio aos que mais precisam.



Carnaval

O Carnaval comemorou-se na instituição no dia 12 de fevereiro, participaram nesta atividade os utentes do serviço de Centro Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio da instituição. Para o baile, contámos com a presença do jovem Gabriel Gonçalves e o Sr. Martinho Tomás que animaram a festa.
Ainda como convidados contámos com a presença das crianças do ATL do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda.
Esta foi mais uma iniciativa muito apreciada pelos utentes pelo convívio, pela animação e alegria que a temática proporciona.Agradecemos a todos os que contribuíram para que este dia se tornasse melhor.


Projeto "Conta-me como era"

No dia 31 de Janeiro realizou-se no Centro Social mais uma sessão do projeto “Conta-me como era” com a colaboração da Biblioteca Municipal de Ansião com a recolha e inventariação do património cultural imaterial através da transmissão de conhecimentos dos idosos de forma a prolongar memórias que só pessoas com estas vivências conhecem e experienciaram.



quinta-feira, 28 de junho de 2018

Festa de natal

No dia 15 de dezembro realizou-se a festa de natal na instituição com a presença dos utentes do Centro Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio.
Contámos com o Professor de Ginástica Ricardo Anginho para uma apresentação de ginástica, músicas coreografadas, um grupo de Voluntárias do Município de Ansião que nos presentearam com cantigas tradicionais portuguesas e por fim o toque do acordeão do Sr.Euclides Antunes e do Sr. Martinho Tomás para o baile.Foi mais uma festa bastante animada, de convívio e confraternização entre todos.