quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Passeio ao Agroal


Os utentes do Centro Social realizaram um passeio no dia 10 de Outubro ao Agroal.
Foram conhecer a praia, que há muito não visitavam e que estava agora transformada e diferente.
Passaram um dia muito agradável, puderam almoçar no parque de merendeiras, depois de almoço ainda foram molhar os pés, tirar umas fotografias para mais tarde recordar e assim se proporcionou um bom momento.





Os Dias da Vida Maior


No mês de Outubro, o Município de Ansião promoveu Os Dias da Vida Maior com uma semana repleta de atividades destinadas apos seniores do Concelho.
Dentro do programa, o município proporcionou aos idosos dias com magia, passeio, teatro e o encontro sénior.
No dia 27, o Centro Social recebeu nas suas instalações o mágico Telmo Melo. No dia 1 de Outubro realizou-se o Encontro de Idosos, na Zona Industrial do Camporês.
Uma tarde de convívio como forma de homenagear todos aqueles que connosco partilham a sua Vida Maior.




XIV Encontro de Idosos do Pinhal Interior Norte do Distrito de Leiria


O XIV Encontro de Idosos do Pinhal Interior Norte do Distrito de Leiria, organizado desta vez pela Santa Casa da Misericórdia do Alvorge e da Associação Social Cultural e Recreativa de Almoster, aconteceu no dia 18 de Setembro no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere. O tema do encontro foi “As profissões de antigamente”, os utentes do Centro Social recriaram o sapateiro, o barbeiro, a costureira, a bordadeira e a aguadeira. Foi uma experiência teatral muito boa para todos, em que os idosos se divertiram a encenar.

Passeio anual ao Porto


O Centro Social Paroquial de São Tiago da Guarda, organizou mais um passeio anual com a colaboração do Município de Ansião que apoiou com o transporte. Esta atividade concretizou-se no dia 6 de Setembro com destino ao Porto, com os utentes, a direção e os colaboradores da instituição. A manhã foi preenchida com a visita ao Mosteiro da Serra do Pilar que tem uma vista deslumbrante para o Rio Douro, para Gaia e para o Porto. O almoço aconteceu no Monte da Virgem, na parte da tarde fomos ao Museu Militar do Porto. Um passeio muito agradável e enriquecedor para todos.



Gincana de jogos de cooperação


No dia 31 de julho, concretizou-se uma gincana de jogos de cooperação entre os idosos do Centro Social e as crianças do ATL do CAAS, nesta época em que as crianças estão de férias, aproveitamos a oportunidade de ter a companhia das crianças.






Ginástica ao ar livre com idosos e crianças

A prática regular de atividade física previne e reverte vários problemas de saúde, com avançar da idade é cada vez mais importante incentivar esta prática, por isso no dia 30 de Julho, os idosos juntamente com um grupo de crianças do prolongamento de Santiago participaram numa sessão de ginástica ao ar-livre, no parque verde de Santiago da Guarda com a colaboração do Ricardo Anginho, responsável por dinamizar esta sessão. Esta dinâmica despertou para o convívio, a socialização, ver pessoas da comunidade, demonstrar um pouco das atividades que se fazem na instituição.




Terapia Assistida pela Julieta


No dia 27 de julho, tivemos a oportunidade de ter no Centro Social, uma sessão de Terapia Assistida por Animais, com a Terapeuta Ocupacional – Sara Batista que desafiou os idosos a conhecerem a Julieta, uma cadela que está a ser treinada para cooperar nas várias atividades com a finalidade de ajudar os vários grupos de intervenção.

Esta é uma atividade facilitadora em tratamentos psicológicos e físicos e através de exercícios de estimulação cognitiva e da memória com a cadela os idosos puderam participar em várias dinâmicas para ver as habilidades deste animal e ao mesmo tempo despertar os idosos para reações que precisam de ser trabalhadas.

Foi uma atividade experimental mas com sentido de continuidade, pois estimula vários sentidos que os idosos começam a perder ao longo do tempo e com o avançar da idade/demência.





Comemoração do Dia dos Avós

O Dia dos Avós, comemorou-se no dia 26 de julho com mais uma atividade intergeracional, com as crianças do prolongamento de Santiago. Neste encontro recordou-se uma tradição antiga, como forma de ensinar as crianças a lavar a roupa antigamente. Esta iniciativa foi muito enriquecedora para todos, os idosos gostam de ensinar e lembrar laboras de outros tempos e as crianças têm gosto e motivação para aprender tarefas que nunca fizeram.